O Sails é um famework MVC escrito em NodeJS muito semelhante ao Ruby on Rails. Sails.js torna fácil o desenvolvimento de aplicativos personalizados e profissionais com a vantagem de utilizar os recursos do NodeJS como escalabilidade e a facilidade em criar realtme apps.
Ele utiliza o outras bibliotecas como o Express e o Socket.io. Além disso, ele tem seu próprio ORM chamado Waterline que suporta banco de dados NoSQL (Ex: MongoDB) e transacionais (Ex: MySQL).
Para instalar o Sails, basta utilizar o comando install do NPM no terminal.
npm install sails
Com o comando new é possível configurar uma aplicação.
sails new my_application
A estrutura de diretórios gerada é bem intuitiva. Assets para as folhas de estilo, imagens e scripts client side. O diretório api é referente aos models Waterline, controllers, policies etc. Já no diretório view que é encontrado na raiz do projeto, pode-se visualizar o template de exemplo, com muitos comentários.
Abrindo o arquivo routes.js que se encontra em /config, podemos notar que a primeira rota do sistema foi configurada, a "/". Neste javascript pode-se configurar mais rotas, apontando para a function de um controller localizado em /api/controllers.
Para levantar sua aplicação, basta utilizar o comando lift na raiz do projeto:
sails lift
Com seu aplicativo no ar, basta acessar o localhost na porta 1337. Ex: http://localhost:1337/
Mais informações em: http://sailsjs.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário