sábado, 18 de janeiro de 2014

CSS - Triângulos


É possível desenhar triângulos em uma página web utilizando apenas CSS. Eles são úteis para criar tooltips, setas, menus e etc.


domingo, 12 de janeiro de 2014

PHP - Manipulando imagens com o Image Workshop

O Image Workshop é uma classe php open source para manipulação de imagens. Com ela você pode criar códigos pequenos e legíveis para inserir marcas d'água, salvar miniaturas, fazer recortes e trabalhar com layers.

Os resultados podem ser salvos em arquivos ou apenas retornar a imagem para ser apresentada no navegador. As imagens editadas são salvas em jpg ou png.


sábado, 11 de janeiro de 2014

CSS - Pré-processador LESS










Utilizar pré-processadores CSS traz muitas vantagens como criar variáveis, mixins, operações matemáticas e herança de uma forma mais prática. Basicamente, as regras de estilo são escritas nesta linguagem e o pré-processador converte estas regras para o CSS nativo. O Sass é o mais conhecido e utilizado entre estes.

Uma boa alternativa ao Sass é o LESS que é escrito em NodeJS e pode ser utilizado tanto no lado do cliente importando um arquivo javascript quanto no lado do servidor compilando o arquivo less.

O LESS pode ser instalado via NPM e possui uma boa documentação traduzida para o português.

HTML5 - Aplicações web offline

Um novo recurso que é possível implementar nos navegadores modernos é o de cache de aplicações, chamado de Offline Application ou Application cache. Este recurso permite definir quais arquivos carregados em uma página devem ficar salvos no cliente. Uma vez salvos, é possível acessar a página ou aplicativo mesmo não estando conectado á internet.

Além de criar sites mais rápidos, as aplicações offline permitem atender a um grande requisito das aplicações mobile: Um sistema que dê acesso aos dados salvos mesmo estando em um local sem rede.