segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Linguagens de programação utilizadas nos websites mais populares

Abaixo segue uma lista interessante, os websites mais populares e as principais tecnologias utilizadas para desenvolvê-los:

http://en.wikipedia.org/wiki/Programming_languages_used_in_most_popular_websites

NodeJS - Sails: Framework MVC






O Sails é um famework MVC escrito em NodeJS muito semelhante ao Ruby on Rails. Sails.js torna fácil o desenvolvimento de aplicativos personalizados e profissionais com a vantagem de utilizar os recursos do NodeJS como escalabilidade e a facilidade em criar realtme apps.

Ele utiliza o outras bibliotecas como o Express e o Socket.io. Além disso, ele tem seu próprio ORM chamado Waterline que suporta banco de dados NoSQL (Ex: MongoDB) e transacionais (Ex: MySQL).


quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Gerenciando dependências de projetos frontend com Bower
















"O Bower é um projeto que permite gerenciar dependências client-side de uma maneira bastante simples. Em vez de ter que entrar no site de cada projeto que você quer usar e baixar os arquivos necessários, você pode automatizar este processo criando um arquivo de manifesto."
http://simplesideias.com.br/gerenciando-dependencias-client-side-com-bower

Clique abaixo para ler um pequeno tutorial de como utilizar o Bower!

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Primeiros passos com NodeJS!


"Construído com a ferramenta Google Chrome V7 JavaScript, o Node.js foi endossado pela Microsoft e pelo Yahoo!, que apoiaram a sua adequação para a construção de apps data-intensive em tempo real que precisam ser executados através de dispositivos distribuídos. Com um modelo event-drive e non-blocking, a ferramenta foi concebida e construída por Ryan Dahl, desenvolvedor da Joyent, que acredita que seu software substituirá o Java no espaço dos servidores."
Por Adrian Bridgwater | Dr Dobbs em itweb.com.br

Programar em javascript no servidor pode ser muito vantajoso! O velho javascript que nasceu no Netscape veio crescendo e amadurecendo a ponto de se tornar uma das linguagens mais fortes do mercado atual.

Abaixo, um exemplo básico do funcionamento da tecnologia.